O Blog está "no ar" desde 04/07/2012. Muito obrigada pela sua visita!
Ressalto que todos os trabalhos apresentados são feitos em Fio de Malha, os Trapilhos (T-shirt Yarn/Zpagetti/Trapillo/Totora/Fettuccia)


A sua opinião sobre o meu trabalho é muito importante para mim! Pode comentar, clicando no item "comentário" existente ao final das postagens. Se gostar do trabalho, não se esqueça que pode recomendá-lo no Google, clicando no final da postagem em g +1. Obrigada/Helena

Translate

domingo, 8 de julho de 2012

Tapete de trapos!

Este é mesmo um verdadeiro tapete de trapos pequenos, os trapilhos!
...nada se perde, tudo se transforma...

A meu ver, um tapetinho muito simpático e atrevido!




Sempre vou juntando fios que sobram dos meus trabalhos, organizados da seguinte forma: numa sacola ponho as sobras de fios mais compridos e noutra sacola ponho os pequenos pedaços que sobram dos arremates. Quando já tenho uma quantidade que julgo suficiente, uno todos os fios maiores com pequenos nós e enrolo tudo em forma de novelo.
Como nesse tapetinho aí, começo a tecer os fios, de forma a deixar sempre os nós e as suas pontas à mostra. Neste tapete, a parte central, mais ou menos até à carreira preta é toda assim. Como as carreiras finais tinham muito poucos nós, fui à sacola dos restinhos dos arremates e fui aplicando nos pontos de crochet, fazendo os pequenos nós. Depois dou uma aparada nas pontas maiores "et voilà"!


6 comentários:

  1. Gosto muito dos seus tapetes! Ando à procura de indicações para fazer um tapete redondo em trapilho, pois de cada vez que tento, ele fica 'ondulado'...Creio que não posso fazer os aumentos como nas peças de linha fina, mas não encontro ajuda :(
    Há hipótese de indicar com quantas 'malhas' começa este tapete e como faz os aumentos nas carreiras seguintes? Não consigo perceber bem nas fotos, desculpe...

    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,Teresa! Obrigada pelo comentário e não tem que pedir desculpas de nada, tá? Nesse tipo de tapetes, não sigo receitas, eu faço meio no "olhómetro": se eu vejo que a carreira está com tendência a encurvar, faço mais aumentos na carreira seguinte e se ela está com tendência a ondular eu faço diminuições na próxima carreira. Costuma funcionar! É literalmente assim que eu vou "gerindo" as minhas carreiras. Realmente, muitas vezes as receitas tradicionais não dão certo, por conta das diferentes grossuras dos fios de malha. Eu vivo fazendo adaptações... Mas não se desespere, tá? É assim mesmo.Depois vc. pega o jeito... :-)
      Ah, agora lembrei de uma sugestão! Como o seu problema parece ser mais as primeiras voltas, tente seguir a receita que escrevi das 3 primeiras voltas do fundo do cestinho do post "Cestinho+porta copos" em http://helenacc.blogspot.com.br/2012/11/conjunto-de-cestinho-porta-copos-em.html#more. Funcionou muito bem! Siga tentando e confie mais na sua sensibilidade, pois ela é muito importante no trabalho em trapilho, tá? Por favor, diga se funcionou, tá? Qualquer dúvida, me escreva, eu estou sempre por aqui...
      Bjss
      Helena

      Excluir
  2. Obrigada pela sua ajuda, Helena! Realmente, só mesmo trabalhando quase no olhómetro com os trapilhos...E eu que tenho a mania dos crochets muito perfeitinhos, estava quase a desanimar!

    Vou fazer como me indica e depois digo alguma coisa...
    Beijos

    Teresa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok, Teresa! Mas olha, muitos trabalhos, como você pode ver no blog, funcionam bem com receitas, tá? No caso desse tapetes bem fechados, todos em pontos baixos ou altos, eu é que prefiro seguir a minha experiência e sensibilidade, pois geralmente eu trabalho com muitos fios de grossuras diferentes. Também, eu prefiro trabalhar esse tipo de tapetes em espiral, mas podem ser feitos normalmente. Olha, mas eles ficam bem perfeitinhos, você vai ver.:-)
      Um abraço
      Helena

      Excluir
  3. seus trabalhos sao maravilhosos, parabens.

    ResponderExcluir

Receber o seu comentário me deixa muito feliz! Muito obrigada!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...