O Blog está "no ar" desde 04/07/2012. Muito obrigada pela sua visita!
Ressalto que todos os trabalhos apresentados são feitos em Fio de Malha, os Trapilhos (T-shirt Yarn/Zpagetti/Trapillo/Totora/Fettuccia)


A sua opinião sobre o meu trabalho é muito importante para mim! Pode comentar, clicando no item "comentário" existente ao final das postagens. Se gostar do trabalho, não se esqueça que pode recomendá-lo no Google, clicando no final da postagem em g +1. Obrigada/Helena

Translate

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Cesto com " fecho" de rede em Trapilho

Um cesto em fio de malha estampado com rosetas na borda em laranja, um dos tons do estampado. O diferencial deste cesto é que ele pode ser fechado com uma "tampa" de rede de crochet.




A utilidade desta rede é a seguinte: cansada de ver os rolos de fio de malha rolarem pelo chão cada vez que puxava o fio para crochetar, mesmo eles estando em cestos, eu resolvi fazer um cesto mais fundo e com esta "tampa" que impede os rolos de pularem do cesto e, ao mesmo tempo, permite trabalhar com várias cores e colocar os fios de cada cor a saírem pelos orifícios. Muito prático!




Na lateral fiz carreiras com pontos baixos alongados na cor laranja. Para os gráficos e explicações, clicar em "Gráficos aqui" ao final da postagem.




O cesto abre-se e fecha-se conforme se quiser, apertando-se mais ou menos o fio que passa entre as alças de corrente da rede e fazendo um laço. Funciona muito bem. Adorei este sistema!




Não se esqueça de aumentar as fotos: se apertar a tecla "Ctrl" e, ao mesmo tempo, clicar na foto, ela abre em outra aba com um aumento bem maior do que se apenas clicar nela. Além disso, se clicar de novo na foto já aumentada, ela aumenta mais ainda!



Gráficos

1) Gráfico da base: fiz 4 carreiras e termina-se, portanto, com 48 pontos.



2) Gráfico da lateral e das rosetas de leques no topo. A lateral levanta-se sempre com 48 pontos, sem aumentos ou diminuições. 
O símbolo "X" com um "V" embaixo, representa o ponto baixo alongado, pois a agulha pega na alça dos pontos baixos da segunda carreira anterior. Portanto pula-se uma carreira.
Agora os leques: na carreira debaixo os pontos são feitos pegando só na alça de fora da última carreira de pontos baixos e na carreira de cima, os leques são feitos pegando só na alça de dentro da última carreira de pontos baixos. 
Apesar de no gráfico eu ter representado os leques pelo símbolo de pontos altos, na realidade eu fiz pontos altos duplos para eles ficarem maiores. Fica ao gosto de cada um.



3) Para a rede, fazem-se alças de corrente rodeando o círculo e pegando nas alças interiores do topo do cesto, como mostra a foto. Depois continuar e fazer mais duas voltas de alças de corrente. Aí, é só passar um fio entre os buracos das alças e fazer um laço para fechar.


14 comentários:

  1. Acabei de conhecer esse blog e fiquei impressionada com o seu trabalho!
    Já entrou para os meus favoritos! Parabéns....
    Ana Paula

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitíssimo obrigada, Ana Paula! Fico realmente contente que você tenha gostado :-)
      Beijos
      Helena

      Excluir
  2. Excelente ideia Helena, vou copiar pois tenho o mesmo problema de "rolos saltitantes"! Por acaso conhece alguma loja online que venda asas de madeira, plástico e/ou bambu para malas. Perto de mim em Beja estão esgotadas, tal como nas lojas online que conheço. Desde já obrigada e continue os lindos trabalhos!
    Maria José

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei o termo "rolos saltitantes"! :)
      Não, não conheço. Mas você mora em Portugal, não é? Eu moro no Brasil e não adiantaria muito eu conhecer alguma loja :-)
      Muito obrigada
      Beijos
      Helena

      Excluir
  3. amiga adorei a ideia,voce é muito criativa,estou fazendo umas novidades depois posto,beijos

    ResponderExcluir
  4. adorei seu trabalho tbem faco alguns so q com os dedos....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Ana Maria! Acho lindo quem trabalha com os dedos. Qualquer dia destes vou tentar aprender e experimentar :)
      Beijos
      Helena

      Excluir
  5. Adorei o cesto, o seu trabalho, tudo. A algum tempo estava procurando um site com trabalhos em trapilho.
    Parabéns mais uma vez! E já estou curtindo!
    Guta

    ResponderExcluir
  6. Hola Helena, llevo tiempo siguiendo tu blog, pues he hechi crochet desde siempre aunque ahora lo he retomado despues de un tiempo sin hacer mucho.
    Quisiera hacerte una pregunta, al hacer un bolso de trapillo con base ovalada y punto bajo, luego al subir el punto de cierre de la vuelta con un punto deslizado se me va desplazando un punto cada vuelta y al final los cierres se ven en diagonal, traté de hacerlos siempre que quedaran rectos pero me añadía uno en cada vuelta, no sé que hago mal.
    Muchas gracias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hola, Maria!
      Sí, no es fácil de conseguir siempre los puntos siguen recta ...
      Sugiero tejer en espiral y este problema va a desaparecer, ¿ok? Casi siempre lo hago de esta manera... Espero que esto ayude :-)

      Un abrazo
      Helena

      Excluir
  7. Olá Helena, foi este que fiz e amei, aliás até fiz 2.
    Parabéns
    Beijinhos,
    Anabela

    ResponderExcluir

Receber o seu comentário me deixa muito feliz! Muito obrigada!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...