O Blog está "no ar" desde 04/07/2012. Muito obrigada pela sua visita!
Ressalto que todos os trabalhos apresentados são feitos em Fio de Malha, os Trapilhos (T-shirt Yarn/Zpagetti/Trapillo/Totora/Fettuccia)


A sua opinião sobre o meu trabalho é muito importante para mim! Pode comentar, clicando no item "comentário" existente ao final das postagens. Se gostar do trabalho, não se esqueça que pode recomendá-lo no Google, clicando no final da postagem em g +1. Obrigada/Helena

Translate

sábado, 8 de fevereiro de 2014

Tapete Remendos de Trapilho e uma Bolsinha

A ideia foi fazer um tapete de remendos e com um efeito mesmo visível de remendos costurados, tipo um "patchwork" bastante alegre e colorido.
No embalo, fiz também uma bolsinha...




Como não queria fazer com quadrados da Vovó (granny squares), e queria retângulos e não quadrados, nada mais simples para solucionar o problema do que fazer os meus retângulos em carreiras de ida e volta. Fiz em ponto alto, mas depois de pronto pensei que talvez tivesse ficado melhor em ponto baixo, não sei... só experimentando...




Depois do tapete pronto, fiquei animada com tantas cores e fiz essa cestinha...




Algumas Explicações: Como se vê na foto abaixo, fiz 5 tiras de retângulos coloridos, trocando de cor a cada 6 carreiras, sendo que cada carreira tem 10 pontos altos. Trabalhei em carreiras de ida e volta, com agulha de 9 mm. Para o gráfico clique em "Gráficos aqui", ao final da postagem. 
 Este tapete ficou com cerca de (1,10m x 75cm).

O meu problema foi escolher a cor e a forma de unir as tiras e, também, o acabamento. Enfim, escolhi a cor preta para as uniões! Tentei unir com crochet e não gostei, pois tirava o efeito de remendos que eu queria. Tentei costurar do lado do direito e ficava aparente demais! Por fim, costurei do lado do avesso com agulha de tapeceiro e ficou visível, com o efeito de remendos costurados que eu procurava, mas bem mais discreto.

Para o acabamento só sabia que queria uma borda apenas nas duas extremidades. Experimentei 2 tipos de acabamento e não gostei, até que me veio a ideia dessas "franjas". Então, em preto, fiz uma carreira de pontos baixos de cada lado e, depois, fiz as franjas em grupos de 5 e correspondentes à largura de cada retângulo, mudando de cor de um grupo para outro. Também, as cores de um lado são diferentes das do outro. Para o gráfico clique em "Gráficos aqui", ao final da postagem.




Não se esqueça de aumentar as fotos: se apertar a tecla "Ctrl" e, ao mesmo tempo, clicar na foto, ela abre em outra aba com um aumento bem maior do que se apenas clicar nela. Além disso, se clicar de novo na foto já aumentada, ela aumenta mais ainda!


Gráficos

Abaixo o gráfico das tiras do tapete. Fazem-se as tiras em ponto alto (símbolo representado no gráfico por um T com um tracinho), e mudando de cor a cada 6 carreiras. Depois unem-se umas às outras costurando-se com alinhavos e agulha de tapeçaria do lado do avesso. Depois de costuradas, faz-se em cada ponta uma carreira de pontos baixos (eu fiz em preto) e parte-se para fazer as "franjas".

Abaixo é o gráfico das "franjas". São grupos de 5 franjas ocupando cada quadrado. Depois passa-se para o outro grupo de 5, mudando de cor.
X = ponto baixo; O = corrente


A cestinha é toda em pontos baixos e de base redonda como se vê numa das fotos. Depois da base feita continua-se subindo sem aumentos. Junta-se uma ponta à outra com a mão e fica assim...

22 comentários:

  1. OLÁ HELENA QUERIDA,SEI QUE NÃO GOSTA DE SE EXPOR,MAS ESSA PEÇA FICOU DIVINA E DEVE SER VISTA PELO MUNDO.QUE TAL VOCÊ PARTICIPAR DESSE MOSAICO AQUI,VEJA O LINKhttp://annemarieshaakblog.blogspot.com.br/2014/02/1.html .BJIM AMIGA.VALÉRIA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida Valéria! Obrigadíssima, mas será que você não está exagerando pelo menos um pouco? :-) Vou olhar esse link, tá? Aliás, conheço esse blog mas não é ela que escolhe o que coloca no mosaico? Bom, vou ver. tá? Muito obrigada por me mandar :-) :-) :-)

      Beijinhos
      Helena

      Excluir
  2. Hola Helena, tus trabajos son hermosos !! Tuve la suerte de encontrar tu blog y ahora te seguiré siempre, muchos cariños desde Italia, beijos !!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi amiga!
    Ficou lindo demais, amei o colorido e os pontos simples deu toda a graça ao tapete.
    Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Marcia! Sim, é muito simples de se fazer e muito alegre :-)

      Bejão
      Helena

      Excluir
    2. gostei muito do tapete mas gostava de fazer as franjas ,pode passar passo a passo?



      Excluir
    3. Obrigada! Não fiz o passo a passo, mas fiz o gráfico e a explicação de como fazer as franjas. Você viu? ;-)/Helena

      Excluir
  4. Adorei a ideia e parabéns pelo belo trabalho!
    Hei-de fazer um assim! Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais uma vez, obrigada pelos seus comentários!
      Faça, fica muito simpático :-)

      Beijinhos
      Helena

      Excluir
  5. Helena, gosto muito dos seus trabalhos e este tapete ficou encantador pela simplicidade.
    Uma simplicidade que tem muito efeito. Já fico imaginando um destes na minha casa, parabéns querida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, muito obrigada, Andrea! Fico tão contente!!! :-)
      Faça um que vai gostar, com toda a certeza.

      Beijos
      Helena

      Excluir
  6. Nossa, que lindo!!!!!!!!!!!!!!!!!! Muito alegre e caprichado! Adorei seus trabalhos e já estou te seguindo: se puder visitar meu blog, vou adorar ter vc por lá!
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. OI BOM NÃO CONSEGUI FAZER A FRANJA DA PARA ME EXPLICAR FICA MOLE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Você viu o gráfico delas ao final da postagem? Realmente não sei como explicar melhor, pois foi exatamente assim que eu fiz! É só seguir o gráfico: sobe as correntinhas e depois volta e faz sobre elas os pontos baixos. Aí, prende com um ponto baixo no tapete, pulando um ponto. Depois, sobe outra correntinha e faz a mesma coisa e sempre assim...
      Agora, elas não ficam duras, duras, pois são franjas, certo? Mas ficam retas no chão como se vê pelas fotos.
      Desculpe, mas realmente não sei como ajudar mais...

      Helena

      Excluir
  8. os trabalhos estao muito bonitos

    ResponderExcluir
  9. OLÁ HELENA MAIS UMA VEZ UM TAPETE LINDO E INSPIRADOR PARA FAZER EU MESMA UM TB...adoro ver as suas ideias...tenho uma duvida pequena quando fala carreiras de ida e volta quer dizer que não vira o trabalho quando inicia uma nova carreira...faz sempre do lado direito é isso? obrigado pelas excelentes explicações...beijos de Portugal...
    rosa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rosa! Obrigada :-) Não, não, quando eu falo em carreiras de ida e volta, quero dizer exatamente o contrário: faz-se a carreira de ida, vira-se o trabalho, faz-se a carreira de volta, vira-se... Eu pensava que ficava subentendido, mas vou tentar ser mais clara das próximas vezes. Posso dizer: ...em carreiras de ida e volta, virando-se o trabalho ao final de cada carreira. Assim não dá margem para dúvidas, não é? ;-) Obrigada por alertar-me.
      Um beijinho
      Helena

      Excluir
  10. Helena quantos kilos ou rolos de malha (1kg cada) vc acha q eu usaria pra fazer esse tapete?? quero fazer em 3 cores....

    ResponderExcluir

Receber o seu comentário me deixa muito feliz! Muito obrigada!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...