O Blog está "no ar" desde 04/07/2012. Muito obrigada pela sua visita!
Ressalto que todos os trabalhos apresentados são feitos em Fio de Malha, os Trapilhos (T-shirt Yarn/Zpagetti/Trapillo/Totora/Fettuccia)


A sua opinião sobre o meu trabalho é muito importante para mim! Pode comentar, clicando no item "comentário" existente ao final das postagens. Se gostar do trabalho, não se esqueça que pode recomendá-lo no Google, clicando no final da postagem em g +1. Obrigada/Helena

Translate

sábado, 31 de maio de 2014

Tapete Piquenique em Trapilho

Este é um tapete tipo patchwork em crochet. Chamei de tapete "piquenique", pois devido às cores, pareceu-me bem apropriado para levar para o parque, relaxar sobre ele e comer alguma coisinha, pois ninguém é de ferro :-)





Com quadrados bem fáceis de fazer, todos em ponto alto, esta peça tem inúmeras possibilidades de cores e tamanhos...




Para o gráfico, clique em "Gráficos aqui", ao final da postagem.




Não se esqueça de aumentar as fotos: se apertar a tecla "Ctrl" e, ao mesmo tempo, clicar na foto, ela abre em outra aba com um aumento bem maior do que se apenas clicar nela. Além disso, se clicar de novo na foto já aumentada, ela aumenta mais ainda!


Gráfico

Os quadrados do tapete, como mostra o gráfico, são feitos a partir de um pequeno quadrado central tecido em carreiras de ida e volta de pontos altos. Depois, também em pontos altos, fazem-se as carreiras a toda a volta da cada pequeno quadrado. Eu só fiz 3 carreiras, em vez das 5 do gráfico, para os quadrados não ficarem tão grandes por conta da grossura do fio.

Em cada quadrado, fiz ainda uma carreira de pontos baixos no fio de malha estampado. Depois uni com pontos baixíssimos (também chamados de "laçadas"). Em seguida, depois de unir todos os quadrados, fiz uma carreira de pontos baixos a toda a volta e, sobre ela, um acabamento de leques (6 pontos altos presos com um ponto baixo, pulando-se 2 ou 3 pontos da carreira anterior).

Observação: escolhi um fio estampado mais fino do que os fios dos quadrados, para as uniões ficarem mais "suaves". Também, convém que os fios dos quadrados sejam mais ou menos da mesma grossura, senão a diferença de tamanhos fica muito evidente...

9 comentários:

  1. ola lindo tapete adorei os quadrados, como todos seus trabalhos em trapilho de muita beleza parabens bom fim de semana bejs.

    ResponderExcluir
  2. LINDO HELENA,ACHO MUITO INTERESSANTE COMO O TRAPILHO FAZ O TRABALHO FICAR GRANDE,QUERO TRABALHAR COM ELE UM DIA.FELIZ SABADO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Valéria, como o fio é muito mais grosso, as coisas crescem, crescem :-)
      Obrigada e um bom final de semana

      Helena

      Excluir
  3. EStá maravilhosa a manta e será um sucesso! Bj

    ResponderExcluir
  4. Olá Helena,

    sigo seu blogue por ter sido apresentado pela Nina - meupensamentoviaja.blogspot.com - e sempre venho namorar a criação de seus lindos trabalhos coloridos, só merece muitos parabéns pela perfeição e capricho que coloca em cada peça.
    Aqui ninguém conhece este fio de malha ou trapilho, perguntei em vários armarinhos, dizem nunca terem ouvido falar. No seu perfil não consegui ver em que cidade você mora, só aparece Brasil, então, gostaria de saber onde posso encontrar este fio, estou curiosa e ansiosa pra trabalhar com ele, fico-lhe obrigada flor.

    Beijão,
    Lu

    Beijão,
    Lu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lu,
      Muito obrigada pelas suas gentis palavras :-)
      Como na minha cidade também não acho estes fios, compro tudo por Internet. Veja aqui nesta postagem do blog todas as informações (se não sair em forma de link, copie e cole na barra do seu navegador):

      http://helenacc.blogspot.com.br/search/label/%23Onde%20comprar%20o%20fio%20de%20malha%20e%20Muitas%20outras%20dicas

      Também, não se esqueça de comprar agulhas mais grossas. Eu uso da 7 à 10, eventualmente a 12. Mas, para começar, eu diria para comprar a 7 e a 9, pois com essas agulhas já se consegue trabalhar com quase todos os fios vendidos no Brasil.

      Uma coisa muito importante para se trabalhar com o fio de malha: a malha é elástica, então não se pode apertar muito os pontos, puxando muito o fio. Senão, o fio estica e, quando ele volta ao normal, os pontos não ficam bem. Então, trabalhar com o fio mais soltinho... ;-)
      Sugiro, ainda, começar por uma peça mais simples, para haver uma adaptação aos fios mais grossos e à malha. Depois, é sempre em frente! :-)

      Ainda, se você tiver uma malharia na sua cidade, eles costumam vender muito barato, só que vem tudo embolado e você teria que enrolar em novelos... Fica aqui a dica :-)

      Beijos
      Helena

      Excluir

Receber o seu comentário me deixa muito feliz! Muito obrigada!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...