O Blog está "no ar" desde 04/07/2012. Muito obrigada pela sua visita!
Ressalto que todos os trabalhos apresentados são feitos em Fio de Malha, os Trapilhos (T-shirt Yarn/Zpagetti/Trapillo/Totora/Fettuccia)


A sua opinião sobre o meu trabalho é muito importante para mim! Pode comentar, clicando no item "comentário" existente ao final das postagens. Se gostar do trabalho, não se esqueça que pode recomendá-lo no Google, clicando no final da postagem em g +1. Obrigada/Helena

Translate

segunda-feira, 14 de julho de 2014

Tapete Entrelaçado Azul em Trapilho

Este é um tapete em que uma rede de crochet em trapilho azul se entrelaça sobre uma base estampada.




Chamado de "interlocking" pelo entrelaçado de um crochet no outro ou de "dupla face" por poder ser colocado também do lado que seria do avesso, acho muito interessante esta técnica e, particularmente esta peça, não é nada difícil de fazer.




Este tapete tem, portanto, 2 faces diferentes e ambas podem funcionar como o lado do direito, embora a face que mostra a rede de crochet seja bem mais bonita e vistosa, a meu ver. 
A outra é mais discreta...




Abaixo, uma visão melhor da outra face. Nesta face, é o estampado que aparece mais com o fundo no azul da rede de crochet.




Abaixo, um pequeno passo a passo de como entrelaçar e prender a rede de crochet à base, que se vai fazendo à medida em que se prende.
Para os gráficos e explicações, clique em "Gráficos aqui", ao final da postagem.




Não se esqueça de aumentar as fotos: se apertar a tecla "Ctrl" e, ao mesmo tempo, clicar na foto, ela abre em outra aba com um aumento bem maior do que se apenas clicar nela. Além disso, se clicar de novo na foto já aumentada, ela aumenta mais ainda!


Gráficos/Explicações

Conforme os gráficos abaixo, primeiro faz-se a base da peça, sobre a qual vai entrelaçar-se e prender-se a rede de crochet.

A base, feita em estampado e representada em vermelho no gráfico, é tecida em carreiras de ida e volta: 4 pontos altos - 2 correntes - pulam-se 2 pontos da base e fazem-se novamente 4 pontos altos. 
Mas, atenção, começa-se por 4 pontos altos e termina-se por 1 ponto alto, independente do tamanho que se quiser a peça. Esse gráfico representa apenas uma amostra e o número de correntes iniciais irá depender da largura que quiser para o tapete.



Depois de terminar a base, começa-se então a fazer a rede de crochet. Veja que no gráfico  representei a base numa cor mais apagada. Esta rede constitui-se de 1 p. baixo - 3 correntes - 1 p. baixo, série repetida até ao final da carreira.  No final da carreira, vira-se a peça, mas não do lado do avesso, vira-se somente para poder trabalhar-se na ordem inversa da carreira anterior e do lado do direito. Portanto, são carreiras de ida e volta, mas todas trabalhadas no lado do direito da peça.

Também, como indica o gráfico e o passo a passo, um dos pontos baixos é feito introduzindo a agulha no meio dos 4 pontos altos e, portanto, não se pega nas alças de nenhum ponto; o ponto baixo seguinte é feito introduzindo-se a agulha no meio das "pernas" do ponto baixo da carreira anterior e, portanto, também não se pega na alça do ponto. 

Depois de tudo pronto, faz-se uma carreira de pontos altos a toda a volta do tapete e, finalmente o bico que se quiser. Eu tive que fazer um bico bem simples, pois sem reparar, escolhi um rolo de fio de malha que já não estava inteiro e sobrou menos fio do que eu esperava. Assim, tive que fazer o mais simples possível para o fio dar: 1 ponto baixo - 3 correntes - 1 p. baixo, pulando-se 2 pontos da base.

6 comentários:

  1. lindas cores...parabéns!
    tenho uma dúvida...onde vc compra esse fio de malha?
    http://misturinhascroche.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Francieli! Eu compro por Internet. Veja aqui nesta postagem do blog as informações:
      http://helenacc.blogspot.com.br/search/label/%23Onde%20comprar%20o%20fio%20de%20malha%20e%20Muitas%20outras%20dicas

      Um abraço
      Helena

      Excluir
  2. Helena seu blog é maravilhoso e tão inspirador, adoro ver tudo o que voce posta por aqui mesmo que eu nem sempre comente... Parabens por trabalhos tão bonitos e obg por compartilhar lindas peças.

    Abçs carinhosos
    Ana Paula
    http://fitasfuxicoserococos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Maravilhoso!!!
    Eu ainda vou me aventurar em um dos seus trabalhos. Lindos d ++++++.


    Bjs

    ResponderExcluir
  4. O seu bom gosto para combinar as cores, tornando-as alegres e lindas é maravilhoso! Parabéns. Adoro seus trabalhos. Muito bem explicados, vou me aventurar a fazer alguns. Depois digo como ficou.

    ResponderExcluir

Receber o seu comentário me deixa muito feliz! Muito obrigada!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...