O trabalho de hoje é uma bolsa em fio de malha marfim e outro cor de telha, feita em ponto espiga. Acho este ponto muito bonito, mas nunca tinha experimentado com o trapilho.
É um ponto de efeito bem forte e, a meu ver, com uma trama muito linda, a qual se evidencia bastante com um fio grosso como o fio de malha.
Não achei nada difícil de tecer, como pode ser visto nos passo a passo que fiz. É só pegar a lógica do ponto e, depois, o trabalho anda rápido ;-)
Para o gráfico da base e da alça, clique em "Gráficos aqui", ao final da postagem.
Abaixo, o passo a passo do Ponto Espiga: começa-se com uma carreira de pontos baixos pegando somente na alça de trás da base da bolsa (foto 1). Depois, inicia-se a primeira volta do ponto espiga, formado por um ponto baixo alongado (p1), feito sobre o ponto da carreira anterior e por um ponto baixo comum (p2), que cruza o primeiro ponto.
Abaixo, fiz o passo a passo da segunda volta do ponto espiga, a qual é uma repetição da primeira volta, mas agora será ponto espiga sobre ponto espiga, pois não existe mais a carreira de pontos baixos sobre a qual se tece a primeira volta.
Não se esqueça de aumentar as fotos: se apertar a
tecla "Ctrl" e, ao mesmo tempo, clicar na foto, ela abre em outra aba
com um aumento bem maior do que se apenas clicar nela. Além
disso, se clicar de novo na foto já aumentada, ela aumenta mais ainda!
Gráfico
Gráfico
Abaixo estão os gráficos da base oval da bolsa em pontos baixos e da alça. Para uma base menor, basta diminuir o número de correntes iniciais (círculos brancos no gráfico). Os aumentos (cruz dentro do V), significa 2 pontos baixos sobre o mesmo ponto da volta anterior.
O corpo da bolsa em ponto espiga começa-se logo a partir da base oval, com uma carreira de pontos baixos pegando somente na alça de trás dos pontos da última carreira desta base, como mostra o passo a passo acima.
A alça da bolsa é feita em pontos baixos (cruz no gráfico), pegando somente na alça de trás dos pontos da carreira anterior. Entre a última carreira do ponto espiga e a primeira carreira de pontos baixos, fiz uma carreira de pontos baixíssimos (bolas brancas no gráfico).
Para finalizar, na última carreira, passei o fio telha por entre os pontos com uma agulha de tapeceiro, como se vê nas fotos.
Bem linda Helena...bj
ResponderExcluirLinda bolsa!!!!!
ResponderExcluirBom dia!!Amei tudo,mas como comprar esse fio?Abraço Rose de BH.
ResponderExcluirBolsa linda amei
ResponderExcluirIniciei 2017 com várias imagens belíssimas do seu blog. Parabéns ! Lindas peças ! Moro em Fortaleza e te pergunto on de compras esse trapilho?
ResponderExcluirBc explica super bem..mas nossa nao entendi nada kkkkk parece tão dificil..tem algum video?
ResponderExcluirAdorei! Muito bem explicado o teu passo a passo, ficou bem fácil de reproduzir, até mesmo pra mim que sou iniciante. Obrigada! Cristiane - Rio Grande do Sul
ResponderExcluir