O Blog está "no ar" desde 04/07/2012. Muito obrigada pela sua visita!
Ressalto que todos os trabalhos apresentados são feitos em Fio de Malha, os Trapilhos (T-shirt Yarn/Zpagetti/Trapillo/Totora/Fettuccia)


A sua opinião sobre o meu trabalho é muito importante para mim! Pode comentar, clicando no item "comentário" existente ao final das postagens. Se gostar do trabalho, não se esqueça que pode recomendá-lo no Google, clicando no final da postagem em g +1. Obrigada/Helena

Translate

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Tapete e Cestinho Roxo-Estampado em Trapilho

Um tapete roxo com uma barra grande estampada em tons de roxo, rosa clarinho e branco. O cestinho também tem a barra como a do tapete.




Bem fácil de tecer e fiz o cestinho para aproveitar o restinho de fio roxo que tinha sobrado ;-)




Para o gráfico, clique em "Gráficos aqui", ao final da postagem.




Não se esqueça de aumentar as fotos: se apertar a tecla "Ctrl" e, ao mesmo tempo, clicar na foto, ela abre em outra aba com um aumento bem maior do que se apenas clicar nela. Além disso, se clicar de novo na foto já aumentada, ela aumenta mais ainda!


Gráfico
Trabalhei com agulha nº10 e a barra estampada com a 9, pois o fio era mais fino e de uma malha mais molinha. Na parte roxa, não fiz as voltas todas que estão no gráfico, fiz só 8 como mostro na foto da direita, sendo que a minha sétima volta corresponde à décima do gráfico e a minha oitava corresponde à décima primeira do gráfico (a carreira de pontos altos todos seguidos uns aos outros). Depois vem a barra em estampado. 
Gastei um novelo inteiro de 1kg do roxo, pois o fio era bem grosso. Portanto, para fazer o gráfico completo, precisaria de mais do que 1 novelo.

Para o cestinho, começa-se com uma base circular de pontos baixos e quando chegar ao tamanho desejado, sobe-se com o mesmo número de pontos altos da última carreira da base e assim se continua até a altura desejada. Depois, é só fazer umas voltas dessa borda estampada: 1ponto baixo-3correntes-1ponto baixo. Aí dobra-se para baixo como mostra uma das fotos mais acima.

5 comentários:

  1. E eu que adoro o roxo...adorei estas peças!
    Bj amigo

    ResponderExcluir

  2. Bom dia,

    Estou tentando fazer um tapete redondo com fio de malha, porém conforme vai crescendo ele embola nas pontas. O que estou fazendo errado?

    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Renata! Então, se ele ficar fazendo ondas significa que você fez aumentos demais e se ele começar encurvando feito chapéu, significa que fez aumentos de menos ;-)
      Embora tudo dependa da grossura dos seus fios, em geral, os aumentos costumam funcionar desta forma, para pontos altos ou baixos: volta 1=12 pontos, de preferência num anel mágico; volta 2: 2pontos em cada ponto da volta anterior; volta 3: 2 pontos em cada ponto da volta anterior- depois, 1ponto- novamente 2 pontos (2-1-2); volta 4: 2-1-1-2; volta 5: 2-1-1-1-2 e assim sucessivamente, aumentando sempre 1 ponto de uma volta para a outra.
      Se, mesmo assim, você começar a notar que está embolando ou encurvando, corrigir imediatamente essa volta, diminuindo ou aumentando os aumentos conforme o caso :-)
      Um abraço/Helena

      Excluir
  3. Olá sou super amante de fio de malha mais tenho dificuldade de encontrar um malha mais fina aqui na cidade ou nos sites, você poderia me dar a dica de onde adquiri as suas bem como as agulhas que usa? Tenho varias agulhas mas sinto ainda dificuldade em usar as que possuo. Obrigada.
    Parabéns pelos trabalhos são magníficos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Talita! Na verdade eu não escolho a grossura dos fios, pois eu só compro por Internet. Eu até gosto mais quando me chegam fios mais grossos ;-) Conforme a grossura dos fios eu trabalho com agulhas de 7 a 10 mm, eventualmente a de 12mm. Ultimamente tenho trabalhado quase sempre com a 9 ou a 10. Veja nesta postagem do blog os lugares onde eu compro os fios (copie e cole na barra do seu navegador): http://helenacc.blogspot.com.br/search/label/%23Onde%20comprar%20o%20fio%20de%20malha%20e%20Muitas%20outras%20dicas
      Um abraço/Helena

      Excluir

Receber o seu comentário me deixa muito feliz! Muito obrigada!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...