O Blog está "no ar" desde 04/07/2012. Muito obrigada pela sua visita!
Ressalto que todos os trabalhos apresentados são feitos em Fio de Malha, os Trapilhos (T-shirt Yarn/Zpagetti/Trapillo/Totora/Fettuccia)


A sua opinião sobre o meu trabalho é muito importante para mim! Pode comentar, clicando no item "comentário" existente ao final das postagens. Se gostar do trabalho, não se esqueça que pode recomendá-lo no Google, clicando no final da postagem em g +1. Obrigada/Helena

Translate

quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Tapete e Cesto Listrados em Trapilho (Variação do Ponto Baixo)

Um tapete e um cesto em fio de malha de várias cores formando listras e feitos no que eu chamei de variação de ponto baixo, pois não sei o nome deste ponto...




Para variar um pouco, fiz essa franja de correntinhas no tapete, pois achei que iria dar muita graça à peça. O cesto é bem normal, feito com a sequência de cores do tapete começando da base e somente resolvi fazer essa grandes alças, bem maiores do que o usual...




Gosto muito desse ponto, pois ele é bem fácil de fazer e dá um efeito que acho diferente e muito simpático. Estas são as primeiras peças de trapilho em que o aplico...




Para o gráfico, clique em "Gráficos aqui", ao final da postagem e, na colagem de fotos mais abaixo, fiz o passo a passo do ponto.




Variação do ponto baixo: quando se puxa o fio para fazer o ponto baixo normal, passa-se a agulha pelas 2 alças que nela estão, certo? Como mostra o PAP abaixo, no caso deste ponto, passa-se a agulha só pela primeira alça que nela está (fotos 2 e 3); depois, faz-se outra laçada e, então, passa-se a agulha pelas 2 alças que nela estão (fotos 3 e 4).  Fica um tipo de ponto baixo um pouco mais alto, pois é um ponto sobre o outro. Muito fácil, não? ;-)



Não se esqueça de aumentar as fotos: se apertar a tecla "Ctrl" e, ao mesmo tempo, clicar na foto, ela abre em outra aba com um aumento bem maior do que se apenas clicar nela. Além disso, se clicar de novo na foto já aumentada, ela aumenta mais ainda!

Gráfico
Abaixo, o gráfico do tapete com os aumentos usuais de um círculo. A figura está representada com pontos altos, mas neste caso, faz-se com essa variação de pontos baixos explicada no PAP mais acima. Começa-se por um anel mágico e eu comecei com 10 pontos sobre o anel, em vez dos 9 do gráfico, mas isso é irrelevante. 
No outro gráfico sobre uma foto está o acabamento do tapete: a última volta em pontos baixos normais e depois vêm as franjinhas de correntes presas com 1 ponto baixíssimo e pulando-se 1 ponto da base.
Para o cesto utiliza-se também esse gráfico circular para a base, esta em pontos altos mesmo e com quantas voltas se quiser o diâmetro da peça. Depois é só "subir" o corpo do cesto nessa variação de pontos baixos já explicada e fazer as alças.
 

4 comentários:

  1. Lindos!
    Trabalho maravilhoso e criativo.
    Bjus

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Helena, estou encantada com seu blog e principalmente com seus trabalhos.
    Estou fazendo uma indicação de deste seu trabalho em meu blog.
    Aproveita e venha participar do concurso cultural que estou fazendo.
    Bjs Silvia

    ResponderExcluir
  3. Lindo seus trabalhos. Adorei aprender esse novo ponto baixo.

    ResponderExcluir
  4. Lindo seus trabalhos. Adorei aprender esse novo ponto baixo.

    ResponderExcluir

Receber o seu comentário me deixa muito feliz! Muito obrigada!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...