Um tapete de trapilho octogonal, com um crochet leve em torno da flor central branca.
Fiz várias modificações no modelo deste tapete de forma a transformá-lo num octógono, formato que eu queria, pois é menos usual de se ver...
Gostei muito de tecer esta peça, pois não é nada complicado e deu-me a oportunidade de exercer um pouco a minha imaginação para as modificações que tive que fazer.
Para os gráficos e explicações, clique em "Gráficos aqui", ao final da postagem.
Não se esqueça de aumentar as fotos: se apertar a tecla "Ctrl" e, ao mesmo tempo, clicar na foto, ela abre em outra aba com um aumento bem maior do que se apenas clicar nela. Além disso, se clicar de novo na foto já aumentada, ela aumenta mais ainda!
Gráficos/Explicações
Como podem ver pelo gráfico, eu fiz algumas modificações, transformando um modelo que era um quadrado em um octógono.
Modificação 1: Para transformar esse gráfico num octógono, depois de fazer a flor central, repeti em cada pétala da flor as carreiras de pontos altos que no gráfico só tem em 4 pétalas, pois é pulada uma pétala.
Modificação 2: Devido à grossura dos fios, a carreira de correntes que se segue à flor central, em vez de ser com 6 correntes tive que fazer com 8, como está escrito no gráfico.
Modificação 3: Como o espaço entre as pétalas ficou muito grande, fiz o preenchimento desse espaço conforme o segundo gráfico abaixo.
Preenchimento do espaço entre as pétalas
Flor
A flor do tapete é opcional, é claro, mas achei que compunha o centro, pois, apesar de começar com um anel mágico, como são muitos pontos no anel e o fio era um pouco grosso, ficou um orifício central grande e eu não gosto. A flor tem 5 pétalas e é a mais simples possível, 5 ou 6 correntes presas com um ponto baixo dentro de um anel mágico. Depois, foi só fazer pontos baixíssimos (ou laçadas) na borda, da cor base do tapete.
Bons Trapilhos :-)
Helena
Parabéns pelo seu trabalho, meu nome Graças Fernandes do blog artegracy e face mgracas2, email gracasfernandes1@yahoo.com.br, moro Pacoti-Ceará.
ResponderExcluirMuito obrigada, Gracinha!
ExcluirBeijo
Helena