Uma bolsa em fio de malha verde limão e num ponto que não sei como se chama, mas que gosto muito. A meu ver, este ponto faz um bonito efeito no trapilho...
O ponto é de uma incrível simplicidade! Já o tinha feito em outra bolsa, mas em 2 cores, o que muda totalmente o efeito...
Para os gráficos e explicações, clique em "Gráficos aqui", ao final da postagem.
Não se esqueça de aumentar as fotos: se apertar a
tecla "Ctrl" e, ao mesmo tempo, clicar na foto, ela abre em outra aba
com um aumento bem maior do que se apenas clicar nela. Além
disso, se clicar de novo na foto já aumentada, ela aumenta mais ainda!
Gráficos
Gráficos
Abaixo, tem os gráficos de todas as partes da bolsa.
X=ponto baixo; O=corrente; Círculos pretos= ponto baixíssimo; T com um tracinho=ponto alto
Explicações
Fundo da bolsa: Primeiro faz-se a base oval como indicado no gráfico. Se ela começar a encurvar, não hesite, faça aumentos maiores na segunda volta de pontos baixos. Eu, por exemplo, nos cantos da segunda volta, fiz 2 pontos em cada ponto da volta anterior. Tudo depende da grossura do fio (trabalhei com agulha de 9 mm).
Corpo da bolsa: A primeira volta é só de pontos baixos pegando somente na alça de dentro dos pontos da última carreira da base oval.
Como se pode ver no gráfico da direita, o ponto do corpo da bolsa é somente composto de: 1 ponto baixo - 1 corrente - 1 ponto baixo, pulando-se um ponto da volta anterior. Na volta seguinte, repete-se esta sequência, fazendo-se o primeiro ponto baixo no intervalo de corrente da volta anterior, depois 1 corrente e, em seguida, o outro ponto baixo sobre a próxima, pulando-se portanto o ponto baixo da volta anterior. E assim sucessivamente, trabalhando-se à volta da base oval e subindo-se até à altura que se quiser.
Termina-se por uma carreira só de pontos baixos seguidos e, depois, uma carreira de pontos baixíssimos (laçadas, representadas pelas bolas pretas no gráfico), pegando somente na alça de dentro dos pontos baixos da volta anterior. Quando se chega a 2 pontos antes meio da carreira, faz-se esse leque de 6 pontos altos pulando esses 2 pontos da base, pulam-se novamente 2 pontos depois de feito o leque e continua-se com o ponto baixíssimo, fazendo a mesma coisa do outro lado.
Alças: Prendi argolas de madeira no topo da bolsa. Depois, fiz uma carreira de correntes do tamanho que achei adequado, passei pelas argolas e fechei o círculo. Em seguida, fiz uma carreira de pontos baixíssimos (laçadas, representadas pelas bolas pretas no gráfico), sobre esta tira de correntes.
Bons Trapilhos :-)
Helena
Helena, que lindo o saco, verde limão, cor fresca, gostei muito, beijo
ResponderExcluirOhhhhhhhh.....! Helena un bolso precioso, muchas grácias por las explicaciones y las fotografias, tienes unas manos divinas, eres la reina del crochet!! voy a intentar hacerlo porque me ha gustado mucho. Un beso y un abrazo muy fuerte
ResponderExcluirOlá Helena, que bolsas tão bonitas e úteis! Obrigada mais uma vez pelas explicações...~
ResponderExcluirBjs
wow...bravo...beautiful !
ResponderExcluirSehr schöne Tasche in einer wunderschönen Farbe. Ich liebe sie.
ResponderExcluirDanke Helena.
Grüße
Gerlinde
Qual foi a linha que vc usou
ResponderExcluir