O Blog está "no ar" desde 04/07/2012. Muito obrigada pela sua visita!
Ressalto que todos os trabalhos apresentados são feitos em Fio de Malha, os Trapilhos (T-shirt Yarn/Zpagetti/Trapillo/Totora/Fettuccia)


A sua opinião sobre o meu trabalho é muito importante para mim! Pode comentar, clicando no item "comentário" existente ao final das postagens. Se gostar do trabalho, não se esqueça que pode recomendá-lo no Google, clicando no final da postagem em g +1. Obrigada/Helena

Translate

domingo, 30 de dezembro de 2012

Uma experiência de Crochet Hiperbólico em Trapilho: "Formas Mutáveis"

Como último post do ano, aqui está a minha experiência com o Crochet Hiperbólico (Hyperbolic Crochet). Adorei os incontáveis efeitos e formas que podem ser obtidos! Pode-se pendurar e funcionar como um "móbile" ou colocar sobre uma superfície e funcionar como uma "escultura". O que eu achei mais interessante, é que podemos intervir sempre que quisermos e obter novas formas e efeitos!




Acima e abaixo, algumas das incontáveis formas que a "escultura" pode adquirir sobre uma superfície. Cada vez que eu passo por ela, moldo-a numa outra forma. Muito bom! :-)

Fiz o crochet nas primeiras voltas todo em p. baixo, 2 pontos em cada ponto da base, até se tornar quase impossível de se trabalhar, pois ele vai embolando todo. Aí comecei a espaçar os aumentos, depois fiz umas voltas em meio ponto baixo e terminei com ponto caranguejo.


 


Uma curiosidade: o Crochet Hiperbólico é de grande utilidade para a física e matemática e foi a matemática Daina Taimina que, em 1997, encontrou uma forma de criar modelos físicos de espaços hiperbólicos, utilizando crochet, permitindo sentir e explorar de forma fácil, as propriedades da geometria hiperbólica. Para saber mais, consultar o interessante e ilustrativo artigo "Os modelos hiperbólicos de crochê", disponível no blog MatheusMáthica.


  
 
 
Acima e abaixo, algumas das possíveis formas do "móbile" pendurado.




Não se esqueça de aumentar as fotos: se apertar a tecla "Ctrl" e, ao mesmo tempo, clicar na foto, ela abre em outra aba com um aumento bem maior do que se apenas clicar nela. Além disso, se clicar de novo na foto já aumentada, ela aumenta mais ainda!

9 comentários:

  1. Respostas
    1. Você gostou, Mariana? É talvez meio estranho, mas achei muito interessante :-)
      Abrçsss

      Excluir
  2. J'imagine la difficulté à manier ces fils et le résultat est surprenant, tout en volume. Très beau !!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. C'était vraiment un peu difficile, mais rien de trop. :-)
      Je vous remercie pour votre aimable commentaire.
      Helena

      Excluir
    2. tanto tus obras como la manera de presentarlas y compartirlas con tanta generosidad, reflejan la bella persona que eres... me alegro tanto de haberte encontrado!!!!

      Excluir
    3. Muchas gracias por este comentario tan precioso y amable :-)

      Un fuerte abrazo e saludos desde Brasil
      Helena

      Excluir
  3. Maravilhoso e fácil de executar...mais uma vez, muiiiiiito obrigada por compartilhares.

    ResponderExcluir
  4. Ae Helena , você viu um "trocinho" no meu BLOGGER ou na minha página, parecido como este, viu ?
    Nossa, fiz o meu faz mais de 10 anos,minha filha tinha precisamente, 08 anos, ia fazer 9 no dia 25 de Março haahhaha vai fazer 19 este mês.
    Beijão desde PORTUGAL <3
    Lurdes Abreu& Artesanato da Bamby

    ResponderExcluir
  5. Uma Artista na arte do crochet/trapilho, há muito tempo que não publica. Desejo do coração que esteja Bem! 🙏🌻

    ResponderExcluir

Receber o seu comentário me deixa muito feliz! Muito obrigada!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...